top of page
  • ricaps13

O que a música me ensinou – a harmonia.

Falar em harmonia é falar sempre em relações. De notas musicais, de cores, de ambientes de uma casa, relacionamentos.

Harmonia no dicionário quer dizer combinação de elementos ligados por uma relação de pertinência, que produz uma sensação agradável e de prazer ou a ausência de conflitos; paz, concórdia.


Falando apenas de música, a harmonia musical indica a concordância ou combinação de vários sons simultâneos ou de acordes que são agradáveis ao ouvido.


Entre pessoas, a melodia interna que cada um manifesta quando vive seu propósito, realiza combinação de sons simultâneos quando esses propósitos esbarram em outros propósitos das pessoas com quem nos relacionamos.


É interessante perceber como a palavra relação é realmente um coringa quando se fala de harmonia.


A única coisa que discordo nas definições de relação é a sensação de que harmonia está necessariamente relacionada a sensações agradaveis ou de prazer. Não necessariamente e é bom que não seja assim.


Acordes dissonantes são aqueles que não são agradáveis ao ouvido. Mas ainda assim fazem parte da harmonia de uma música. Quando misturados com acordes consonantes em uma canção, inclusive dão uma noção de tensão e alívio durante a música e isso faz bem para o cérebro. Isso dá cor para música e muitas vezes aprendizado para compositor ou quem estuda a composição. Afinal, o objetivo da música é mexer com as emoções das pessoas e essa variação é sempre bastante interessante.


Na vida, as relações entre as melodias internas muitas vezes geram acordes consonantes (acordes que dão prazer de ouvir). Mas muitas vezes, geram acordes dissonantes. E isso não é necessariamente ruim. Porque é na dissonância que a vida traz aprendizados para as melodias internas. Que as ajustamos que as afinamos e é assim que nos tornamos melhores músicas.


Ao contrário da definição harmonia, não necessariamente está ligada ao prazer.


Mas sim do que podemos nos afinar na nossa melodia interna quando encontramos geradores de acordes dissonantes com as nossas melodias internas.


Isso aperfeiçoa a vida.




5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page